Ligações no Z-PRO (Telefonia e Voz)

SIP e Wavoip

Introdução

A plataforma Z-PRO permite integrar canais de voz para que sua equipe possa realizar e receber chamadas diretamente pela interface. É importante entender que o Z-PRO funciona como um centralizador destas operações, mas não é o provedor do serviço de telefonia.

Atualmente, existem duas possibilidades para integrar chamadas de voz:

  1. Ligações via WhatsApp (Wavoip): Para realizar e receber chamadas de voz que ocorrem dentro do ecossistema do WhatsApp.

  2. Ligações Convencionais (Telefonia SIP): Para integrar um sistema de telefonia VoIP (ramais, PABX virtual) e realizar chamadas telefônicas tradicionais.

Esta documentação detalha cada uma das opções.


1. Ligações via WhatsApp (Wavoip)

Esta integração permite que seus atendentes realizem e recebam chamadas de voz do WhatsApp diretamente pela interface do Z-PRO.

  • Como Funciona: A funcionalidade é viabilizada através de uma integração com o serviço Wavoip. Você precisa ter uma conta ativa com eles para que o Z-PRO possa se conectar.

  • Configuração: As credenciais da sua conta Wavoip devem ser inseridas nas configurações do seu canal Baileys dentro do Z-PRO.

  • Vídeo Tutorial: Assista ao passo a passo completo de como realizar a integração: https://www.youtube.com/watch?v=1CIn7qWB3rY

Para acessar as ligações, basta clicar no ícone Wavoip no menu lateral do painel.

Você verá a seguinte tela:

Login

Informe seu login e senha da Wavoip para ter acesso as ligações e dispositivos

Para trocar a conta, clique no ícone abaixo e resete o seu login:

2. Ligações Convencionais (Telefonia SIP)

Esta integração permite conectar o Z-PRO ao seu sistema de telefonia VoIP (PABX, ramais) que utiliza o protocolo SIP. Com isso, seus atendentes podem usar um Webphone dentro do Z-PRO para fazer e receber chamadas telefônicas tradicionais.

Pré-requisitos Obrigatórios

A configuração do ambiente SIP é externa ao Z-PRO e de responsabilidade do cliente. Para que a integração funcione, seu servidor de telefonia (ex: Asterisk, Issabel) deve ter suporte a:

  • WebRTC

  • WSS (Web Socket Secure), geralmente operando na porta 8089.

Como Configurar

A configuração é feita individualmente para cada atendente.

  1. Acesse o Painel Admin e vá para "Usuários".

  2. Edite o usuário para o qual deseja habilitar a telefonia SIP.

  3. Habilite a opção "SIP" e preencha as credenciais do ramal daquele usuário:

    • Usuário SIP

    • Senha SIP

    • Servidor SIP

    • Porta WSS (ex: 8089)

  4. Após salvar, a opção do Webphone será habilitada na interface daquele atendente.

Aula sobre a integração SIP : https://app.greenn.club/curso/30288/modulo/217545/aula/707803

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