5. Ações em tickets (Follow-up Automático)

A funcionalidade "Ações em Tickets" (disponível a partir da v3.1.4.5) permite criar automações de follow-up para reengajar clientes.

Diferente das "Ações de Fluxo" (que disparam quando um card é movido), estas ações são baseadas no tempo. Elas são disparadas quando um ticket fica um número X de horas sem resposta do cliente, desde que a última mensagem tenha sido enviada por um atendente (saída do Z-PRO).

O sistema monitora tickets nos status Aberto, Pendente e Fechado, e executa a ação que você configurar.

Lógica da Automação

Esta automação só será disparada se a última mensagem no ticket foi do atendente (saída do Z-PRO) e o cliente não respondeu dentro do tempo estipulado. O sistema verifica esta condição em tickets Abertos, Pendentes e Fechados.

Como Configurar

Para acessar e criar as novas ações, siga os passos:

  1. No menu principal, acesse Funil.

  2. Na parte superior, clique na nova aba Ações em tickets.

  3. Clique no botão "Adicionar" para criar uma nova regra.


Preenchendo os Campos da Ação

Ao criar ou editar uma ação, você verá os seguintes campos:

  • Nome da ação: Um nome para sua identificação (ex: "Follow-up 24h", "Mover para Perdido 48h").

  • Tempo (em horas): O número de horas que o sistema deve aguardar pela resposta do cliente antes de disparar a ação.

  • Tipo de ação: O que deve acontecer após o tempo de espera ser atingido.

  • Descrição: Detalhamento da ação.


Tipos de Ações Disponíveis

Atualmente, você pode configurar as seguintes ações automáticas:

1. Enviar Mensagem

Esta ação envia uma mensagem de texto automática para o cliente, reabrindo o ticket se necessário.

  • Como usar: Selecione a "Ação" como "Enviar Mensagem". Escreva o texto no campo "Mensagem" e escolha a "conexão" (canal) por onde a mensagem deve ser enviada.

  • Caso de Uso: Perfeito para reengajar um cliente com uma mensagem de follow-up (ex: "Olá! Conseguiu verificar a proposta que enviei?").

2. Adicionar Etiqueta

Esta ação aplica uma etiqueta (Tag) específica ao contato.

  • Como usar: Selecione a "Ação" como "Adicionar Etiqueta" e, em seguida, escolha a "Etiqueta" desejada no campo que aparecerá.

  • Caso de Uso: Útil para classificar clientes inativos. Por exemplo, se um cliente não responde em 72 horas, o sistema pode adicionar automaticamente a etiqueta "Cliente Frio".

3. Adicionar Carteira

Esta ação atribui o contato (lead) a uma carteira de usuário específica.

  • Como usar: Selecione a "Ação" como "Adicionar Carteira" e, em seguida, escolha o "Usuário" (atendente) que se tornará o dono desse contato.

  • Caso de Uso: Se um lead de prospecção não responde ao atendente atual, a ação pode movê-lo automaticamente para a carteira de um gerente ou de um especialista em recuperação.

Atualizado