FAQ | Z-PRO
Z-PRO
  • Introdução
  • Requisitos de Uso
  • API Oficial vs API Não Oficial
  • Tutoriais em Vídeo
  • Dúvidas Frequentes
  • Suporte
  • Agendamento de Instalação
  • Manutenção e Segurança
  • Usuários
    • Barra de Ferramentas
    • Dashboard
    • Atendimentos
      • Atendimentos Gerais
      • WABA - Api Oficial
      • Wavoip - Ligações por WhatsApp
    • Contatos
    • Chat
    • Funil
      • Painel de Controle
      • Kanban
      • Funis
      • Calendário
    • Kanban
      • Kanban
      • Etiqueta
    • Tarefas
    • Disparo em Massa
      • WhatsApp - Templates
      • WhatsApp - Sem Variáveis
      • WhatsApp - Com Variáveis
      • SMS
    • Campanha
    • Grupos
      • Grupos e Participantes
      • Manipular Grupos
      • Manipular Usuários
      • Números Banidos
      • Palavras Proibidas
      • Mensagem de Saudação
      • Mensagem de Despedida
  • Supervisor
    • Canais
      • WhatsApp Oficial (WABA)
      • WhatsApp Baileys (QRCode)
        • Wavoip
      • WhatsApp Evolution API (QRCode)
      • WhatsApp Meow API (QRCode)
      • WhatsApp WebJs (QRCode)
      • Webchat
      • Hub NotificaMe (Face, Insta, WebChat e Email)
      • Telegram
    • Relatórios
      • Contatos
      • Contatos por Etiqueta
      • Contatos por Estado
      • Contatos por Kanban
      • Contatos por Carteira
      • Relatório de Tickets
      • Resumo Atendimentos Usuários
    • Filas
    • Equipes
    • Mensagens Rápidas
    • ChatBot
      • Fluxos
    • Agendamentos
    • Fechamentos
    • Etiquetas
    • Notas
    • Protocolos
    • Avaliações
      • Listar Avaliações
      • Configurar Avalições
  • Horário de Atendimento
  • Administrador
    • Canais
      • WhatsApp Oficial (WABA)
      • WhatsApp Baileys (QRCode)
        • Wavoip
      • WhatsApp Evolution API (QRCode)
      • WhatsApp Meow API (QRCode)
      • WhatsApp WebJs (QRCode)
      • Webchat
      • Hub NotificaMe (Face, Insta, WebChat e Email)
      • Telegram
      • Notificações Aplicativo
    • Painel de Atendimentos
    • Relatórios
      • Contatos
      • Contatos por Etiqueta
      • Contatos por Estado
      • Contatos por Kanban
      • Contatos por Carteira
      • Relatório de Tickets
      • Resumo Atendimentos Usuários
    • Usuários
    • Filas
    • Equipes
    • Mensagens Rápidas
    • ChatBot
      • Fluxos
    • Agendamentos
    • Aniversários
    • Fechamentos
    • Etiquetas
    • Notas
    • Wavoip
    • Protocolos
    • Avaliações
      • Listar Avaliações
      • Configurar Avalições
    • Horário de Atendimento
    • Campanha
    • API
    • Configurações
      • Configurações Gerais
        • Gerais
        • SMTP
      • Bots e IA
        • Typebot
        • ChatGPT
        • Grok
        • Gemini
        • Qwen
        • Claude
        • Deepseek
        • N8N
        • Dify
        • Ollama
        • LM Studio
        • DialogFlow
      • Integrações
        • Webhooks
        • Meta
        • Evolution
        • Wuzapi
        • Hub
        • SMS
        • GroqCloud
      • CRM
        • Kanban
        • Demanda
        • Variáveis
      • Sessões
        • Listar Sessões
  • Super Admin (Multi Tenant)
    • Assinatura
    • Tenants
    • Usuários
    • E-Mail
    • Planos
    • Pagamentos
    • Canais
    • API
    • Customizar
    • Atualizar
    • Notificações
    • Dados Internos
    • Monitor
    • Terminal
  • Aviso de Privacidade
  • Termos e Condições de Uso
  • Changelog
    • 3.1.1.x
    • 3.1.0.x
    • 3.0.9.x
    • 3.0.8.x
    • 3.0.7.x
    • 3.0.6.x
    • 3.0.0.x ~ 3.0.5.x
    • Atualização
  • FAQ Técnica
    • Instalação
    • Atualização
    • Projeto no Dialogflow
    • Como criar uma API Key ChatGPT
    • API do Google Speech-to-Text
    • BM do Facebook
    • Proxy IPv4 no Proxy-Seller
    • API do site Comtele (SMS)
    • Typebot autohospedado
    • N8N e Webhook POST
    • Principais erros
Fornecido por GitBook
Nesta página
  • Disclaimer sobre o Uso de APIs Não Oficiais do WhatsApp
  • API Oficial
  • Como habilitar APIs Não Oficiais na ZPRO
  • Riscos
  • Informações e Recomendações
  • Conexão de Múltiplos Números na API Não Oficial e Riscos Associados
  • Bloqueios e Banimentos
  • O WHATSAPP NÃO TOLERA SPAM!
  • Por que recebi o aviso "Aguardando mensagem. Essa ação pode levar alguns instantes."?
  • Acesse o WhatsApp
  • Verifique sua conexão à internet
  • Atualize o WhatsApp
  • Peça para que a pessoa envie a mensagem novamente
  • Use seu dispositivo principal
  • Desconecte o dispositivo e conecte-o novamente

API Oficial vs API Não Oficial

Whastapp-Web.JS, Baileys e Whatsapp Meow (Beta)

AnteriorRequisitos de UsoPróximoTutoriais em Vídeo

Atualizado há 3 meses

Disclaimer sobre o Uso de APIs Não Oficiais do WhatsApp

API Oficial

A ZPRO foi desenvolvida para utilizar a API Oficial do WhatsApp como padrão de conexão. A API Oficial garante maior estabilidade, segurança, e suporte direto da Meta, sendo a única opção para a qual oferecemos 100% de garantia de funcionalidade e estabilidade.

Como habilitar APIs Não Oficiais na ZPRO

Na sessão Tenants do usuário superadmin, mantenha o swithc Desabilitar Não Oficial, desativado.

Riscos

Por questões de flexibilidade, habilitamos o suporte para APIs não oficiais no sistema. No entanto, é importante destacar que o uso de APIs não oficiais pode apresentar riscos como:

  • Desconexões frequentes

  • Perda de mensagens enviadas ou recebidas

  • Instabilidade no funcionamento

Reforçamos que não garantimos a estabilidade ou o suporte pleno para conexões realizadas por APIs não oficiais. Recomendamos fortemente o uso da API Oficial do WhatsApp para garantir a melhor experiência e evitar problemas operacionais.

Informações e Recomendações

  • Antes de conectar seu WhatsApp no sistema, remova a conexão com o WhatsApp Web.

  • Depende do smartphone.

  • Necessita de reconexão periódica.

  • Para o perfeito funcionamento, mantenha o telefone sincronizado sempre ligado e conectado a internet, desative o descanso de tela e mantenha o app do WhatsApp aberto

  • Arquive pelo celular conversas dispensáveis ou mais antigas

  • Recomendamos o uso do navegador Chrome e do sistema operacional Windows

  • Não abrir o WhatsApp Web com o número sincronizado na plataforma em outro navegador. Caso isso aconteça, o funcionamento poderá ser impactado

Conexão de Múltiplos Números na API Não Oficial e Riscos Associados

Ao conectar múltiplos números de WhatsApp na mesma aplicação e compartilhar o mesmo endereço de IP e infraestrutura física (como uma VPS), há um risco significativo de que o WhatsApp identifique essa prática como um comportamento irregular. Isso pode resultar em:

  • Marcações do IP ou da infraestrutura pela Meta

  • Desconexões frequentes e redução da estabilidade

  • Risco de banimento permanente de números conectados

  • Bloqueios em cascata, afetando todos os clientes na mesma plataforma

Além disso, o uso de campanhas de disparo em massa intensifica esses problemas, já que tais atividades são frequentemente detectadas como abuso, aumentando as chances de marcação da infraestrutura e dos números envolvidos.

Importante: Uma vez que a infraestrutura seja marcada pelo WhatsApp, todos os números conectados à plataforma podem sofrer consequências em cascata. Recomendamos seguir as melhores práticas e, sempre que possível, priorizar o uso da API Oficial do WhatsApp para garantir maior estabilidade e segurança para sua operação.

Recomendações:

  1. Escala Horizontal: Avalie separar números em diferentes aplicações ou servidores para distribuir a carga e reduzir o compartilhamento do IP.

  2. Uso de Proxies: Configure proxies dedicados para isolar as conexões e minimizar os riscos de detecção e marcação de infraestruturas compartilhadas.

  3. Evite Disparos em Massa: Sempre utilize práticas éticas e que respeitem os termos de uso do WhatsApp.

Se tiver dúvidas ou precisar de suporte para configurar a API Oficial, nossa equipe está à disposição para ajudar!

Bloqueios e Banimentos

Existe alguma possibilidade do WhatsApp bloquear meu número?

SIM, A POSSIBILIDADE EXISTE!

O WHATSAPP NÃO TOLERA SPAM!

O WhatsApp leva o combate ao spam muito a sério, o que faz com que a plataforma seja mais valorizada do que o SMS. Já percebeu como ignoramos mensagens acumuladas no SMS, mas paramos tudo para ver um WhatsApp? Isso acontece porque as mensagens geralmente vêm de contatos conhecidos, e promoções são bem menos frequentes por lá.

Por que recebi o aviso "Aguardando mensagem. Essa ação pode levar alguns instantes."?

Às vezes, o aviso acima poderá ser exibido no lugar de uma mensagem. No WhatsApp, suas mensagens pessoais são protegidas com a criptografia de ponta a ponta. Dessa forma, elas ficam somente entre você e a pessoa com quem você está conversando. Ninguém mais pode ler nem ouvir o conteúdo dessas conversas, nem mesmo o WhatsApp. Existem alguns motivos para que uma mensagem seja substituída pelo aviso "Aguardando mensagem. Essa ação pode levar alguns instantes.":

  • Não foi possível entregar a mensagem.

  • Você ou a outra pessoa reinstalou o WhatsApp recentemente.

  • Você trocou de celular e instalou o WhatsApp em um dispositivo novo usando o mesmo número de telefone.

É possível seguir algumas etapas para tentar solucionar o problema.

Acesse o WhatsApp

Abra o app e peça para que a outra pessoa acesse o WhatsApp ao mesmo tempo que você.

Verifique sua conexão à internet

Atualize o WhatsApp

Peça para que a pessoa envie a mensagem novamente

Caso a mensagem não tenha sido entregue, peça para que a outra pessoa envie a mensagem novamente.

Use seu dispositivo principal

Acesse o WhatsApp no seu dispositivo Android ou iOS principal. O dispositivo principal é o celular usado para registrar sua conta do WhatsApp.Observação: para que os demais dispositivos permaneçam conectados à sua conta, é necessário acessar o WhatsApp no seu celular principal a cada 14 dias.

Desconecte o dispositivo e conecte-o novamente

Você ou a outra pessoa não está usando a .

Confira se sua conexão à internet é estável. Experimente alternar sua conexão entre rede Wi-Fi e dados móveis. Se não houver uma rede Wi-Fi disponível ou se a rede de dados móveis estiver instável, procure um local onde sua conexão funcione melhor.Saiba como resolver problemas de conexão no WhatsApp .

Confira se você e a pessoa com quem você está conversando têm a versão mais recente do WhatsApp instalada no dispositivo. Saiba como atualizar o WhatsApp .

Siga as etapas apresentadas para desconectar seu dispositivo conectado e conectá-lo novamente.

versão mais recente do WhatsApp
neste artigo
neste artigo
neste artigo
Por que recebi o aviso "Aguardando mensagem. Essa ação pode levar alguns instantes."? | Central de Ajuda do WhatsApp
Logo